sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

BAILE, QUEIMA E SAMBA DA LAPINHA - Associação Cultural Sem Preconceito na Conga- Fazenda Conga Santo Estevão 09.01.2011




 

O PDD do IOO Programa Democratização Digital do Instituto Odu Odara começou o ano de 2011 fazendo mais uma cobertura de evento comunitário.
Foi o Baile, Queima e Samba da Lapinha na Conga, que ocorreu no dia 09.01.2011, realizado pela Associação Cultural sem Preconceito na Conga, Fazenda Conga, Santo Estevão.
O evento reuniu a comunidade para a retomada de uma tradição natalina que começou a ser realizada na década de 1950 mas há 25 anos foi interrompida.
Entre as dramatizações destacam-se alguns personagens, como a Pastora, que está à frente da sequencia de cantorias, os Cupidos, encenados por crianças e a Velha, que faz a graça da festa.
O Baile contou com a participação de mestres pandeiristas e cantadores da comunidade que encheram a sala da Mestra Chica de Moreno de alegria.
Em seguida desmontou-se a Lapinha e seguiu-se para o terreiro, onde fez-se uma fogueira para a Queima da Lapinha, ao lom dos instrumentos, das palmas e das catorias dos presentes que fizeram roda em torno da fogueira.
Para concluir a dona da casa foi saudada com Samba em sua sala, enquanto servia uma merenda aos participantes.
Após concluídos os festejos, o cinegrafista e fotógrafo Fabrício S. Barboza gravou entrevista com os mestres e atores da festa.
Na sequência dos trabalhos do PDD do IOO os registros foram exibidos para a comunidade na mesma sala onde foi realizada a festa.

Viva a Lapinha de São José
Até ano que vem
Se Deus quiser!
A Lapinha

Reunindo a comunidade

A Pastora

O Baile

Os Cupidos


A Velha


Desmontando a Lapinha


Queimando a Lapinha



O Samba


Assistindo os registros da festividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário