sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Apresentação da Quixabeira da Matinha em Bonfim de Feira -16.01.2011

A Quixabeira da Matinha abrilhantou a festa de inauguração da reforma do Mercado Municipal 
Ivan Ferreira Bastos do Distrito de Bonfim de Feira.

No repertório, além dos sambas de roda de domínio público já tradicionalmente cantados pelo grupo, a diversidade religiosa com Entra na minha casa, de Regis Danese e É D’Oxum de Gerônimo.

E como não dá para ficar indiferente ao som da Quixabeira da Matinha, os presentes caíram no samba.

O grupo "Quixabeira da Matinha dos Pretos" foi fundado pelo mestre Coleirinho da Bahia - Marcos Gonçalves Souza há mais de 20 anos. Coleirinho, oriundo do município de Coração de Maria, nasceu no distrito de Retiro. Desde mocinho que acompanhava sua família nos batuques da região. Migrou para o município de Feira de Santana, na década de 60. No povoado de Matinha construiu sua família, todos integrantes do grupo. Com o seu falecimento em 12/2005 o grupo sofreu uma perda irreparável. Atualmente o filho, Guda Moreno e a viúva, Chica do pandeiro, lideram o grupo. 

Para o Instituto Odu Odara é sempre um prazer quando tem a oportunidade de fazer a cobertura de uma apresentação da Quixabeira da Matinha. 

Além de apreciar a excelente qualidade musical, testemunhamos a recepção do público que tem o prazer de ver suas matrizes culturais ocuparem o palco com artistas da terra, cumprindo a missão do PDD do IOO – Programa Democratização Digital do Instituto Odu Odara, documentando para o grupo e para a posteridade mais um show que, corria o risco de ficar sem registro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário