quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

APRESENTAÇÃO DO INSTITUTO ODU ODARA


Instituto Odu Odara é uma Organização não governamental (Ong).

ART. 1º - O Instituto Odu Odara fundado em 04 de novembro de 2005, é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, de caráter social e cultural, isenta de quaisquer preconceito ou discriminação, quer em suas atividades e objetivos sociais, quer entre os componentes de seu quadro associativo.

As duas palavras: Odu e Odara são de origem Iorubá língua do continente Africano.
Odu: Significa DESTINO
Odara: Significa BOM
Traduzimos Odu Odara como Bom Destino.

MISSÃO: O Instituto Odu Odara surgiu com a intenção de promover a revalorização da cultura brasileira, para sua inserção em espaços formais e informais de educação, possibilitando aos sujeitos da dinâmica educacional a apropriação didático-pedagógica das expressões culturais em situações reais de uso e representação.

ORIGEM: Atentos às questões atuais desde 1997, os parceiros estabeleceram um diálogo entre sociedade e cultura, entendendo esta como importante elemento capaz de ampliar a eficácia dos programas educacionais necessários para produzir mudanças na sociedade.




OBJETIVO: Ampliar a eficácia das ações pedagógicas através da cultura visando o desenvolvimento dos diversos saberes e linguagens para a formação da cidadania plena.

ÁREAS DE ATUAÇÃO: Cultura, Educação, Meio Ambiente e Culturas do Corpo.

LOCAIS DE ATUAÇÃO: Sede do Odu Odara, Escolas do Município, Grupos de Capoeira e Comunidades Rurais do Território Portal do Sertão

PÚBLICO-ALVO: Comunidades rurais, Grupos culturais, Homens e Mulheres, Estudantes, Crianças, Adolescentes, Jovens, Idosos e outros em situação de vulnerabilidade social.

METODOLOGIAS: Multi-Interdisciplinares em palestras, oficinas, seminários congressos, conferências e painéis estético-performáticos.



3 comentários:

  1. Tatuzam, faltou uma foto do meu trabalho em 1998, em São Sebastião do Passé!

    Bota aí, camaradinha!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Tatuzam, estou querendo poder contribuir junto com vcs. como faço?
    Carolina Tibiriçá (II CBPN- Salvador)

    ResponderExcluir
  3. Solicito um apoio, orientação ou outro e qualquer forma de ajuda, para saber como eu posso saber se existe ou não o INSTITUTO CULTURAL AFRICANO.

    No aguardo de qualquer tipo ou forma de contato, seja ele positivo ou negativo.

    Respeitosamente
    J. Reis Dualibi
    Cel.: - (21) 7105-2965

    ResponderExcluir