quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

IX Encontro de Dirigentes de Cultura do Portal do Sertão

Os Pontos de Cultura do Território Portal do Sertão - BA‏ pelo fortalecimento da rede

IX Encontro de Dirigentes de Cultura do Portal do Sertão
Os Pontos de Cultura do Território Portal do Sertão - BA irão participar do IX Encontro de Dirigentes de Cultura do Portal do Sertão.
Como parte da agenda dos PCs Portal 2011, está em alta prioridade o diálogo com o poder público. Assim sendo, ficou decidido na reunião mensal dos PCs do Portal, realizada no dia 14.02.2011, a participação de representante dos PCs na Reunião dos Dirigentes Municipais de Cultura do Território Portal do Sertão, para a sensibilização destes para o Programa Cultura Viva e a rede Pontos de Cultura, a articulação de ações conjuntas e a captação de recursos para os encontros.
Para conhecimento, segue o convite do IX Encontro de Dirigentes de Cultura do Portal do Sertão.

ESTADO DA BAHIA
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANTÔNIO CARDOSO
Governando com o Povo
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CULTURA E ESPORTE

Convite

É com grande satisfação com que venho por meio deste convidar a todos/as para participar do IX Encontro de Dirigentes de Cultura do Portal do Sertão que será realizado no Município de Antonio Cardoso no dia 28 de Fevereiro de 2011 ás 09h00minh, no auditório da Secretaria Municipal de Educação na sede do município. Onde serão debatidos: Caracterização sócio-cultural de Antonio Cardoso, Sistema Municipal de cultura (Experiências práticas do município de Irará), Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura, Consórcio Público de Prefeitos do Portal - núcleo de cultura, Estratégias para fortalecimento e informes. Aguardamos sua presença e desde já agradecemos.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Relatório da Reunião dos Pontos de Cultura do Portal do Sertão

RELATÓRIO DA PRIMEIRA REUNIÃO DOS PONTOS DE CULTURA DO TERRITÓRIO PORTAL DO SERTÃO EM 2011

No dia 14 de fevereiro de 2011, às 09:00 no Centro de Cultura Amélio Amorim, Feira de Santana – BA, realizou-se a primeira reunião dos Pontos de Cultura do Território Portal do Sertão. Estiveram presentes: Maria das Graças – Ponto de Cultura do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Bárbara, Maria Fulgência Bomfim – Instituto Odu Odara, Representante dos Pontos de Cultura do Território Portal do Sertão e do GT Cultura de Paz, Aloma Galeano – Representante Territorial de Cultura SECULT-BA, Fabrício Souza Barboza – Escola de Capoeira Universo Cultural e GT Capoeira Angola e Regional. Este apresentou cópia de DVD com registro documental de reunião anterior dos PCs Portal e Plenária da Bahia na Teia Brasil 2010, pauta do GT de Capoeira Angola e Regional e pediu licença para se retirar para outro compromisso.

Sobre a pauta definida anteriormente através de e-mail, foram dados os seguintes encaminhamentos:

1. Situação dos Convênios

- Levantar a situação dos Convênios dos Pontos de Cultura do Território Portal do Sertão

Diálogo com os coordenadores dos Pontos de Cultura via e-mail -02 PCs responderam

Diálogo com os coordenadores dos Pontos de Cultura na reunião do dia 14.02 – 01 PC compareceu

Atualização dos demais junto à Representante Territorial de Cultura Secult-BA Território Portal do Sertão



2. Proposições para a Reunião do G-26 dia 18.02.2011

- Encaminhar as demandas dos Pontos de Cultura do TPS

Apresentação dos dados na Reunião do G-26

Propor ao G-26 a realização das Teias Temáticas Cultura de Paz e Capoeira Angola e Regional concomitante com a Teia Estadual Bahia 2011

Propor a criação da Associação dos Pontos de Cultura da Bahia como encaminhamento necessário ao status legal e político do Fórum dos Pontos de Cultura da Bahia.



3. Agenda dos PCs Portal 2011 (Encontros, diálogo com o poder público, eventos, formação, etc. )

- Articular os Pontos de Cultura do Território Portal do Sertão

Foi construída a Agenda de Reuniões para 2011. Sempre na primeira segunda-feira de cada mês, às 08:30, no Centro de Cultura Amélio Amorim.

2ª Reunião 07 de Março;

3ª Reunião 04 de abril;

4ª Reunião 02 de maio;

5ª Reunião 06 de junho;

6ª Reunião 04 de julho;

7ª Reunião 01 de agosto;

8 ª Reunião 05 de setembro;

9ª Reunião 03 de outubro;

10ª Reunião 07 de novembro;

11ª Reunião 05 de dezembro.



- Dialogar com o poder público

Foi decidida a participação de representante dos PCs na Reunião dos Dirigentes Municipais de Cultura do Território Portal do Sertão, para a sensibilização destes para o Programa Cultura Viva e a rede Pontos de Cultura, a articulação de ações conjuntas e a captação de recursos para os encontros.



- Ampliar o campo de atuação dos Pontos de Cultura

Contribuir para a formação do Núcleo de Cultura do CODES – Portal e garantir representação dos Pontos de Cultura neste núcleo.

Apresentar projeto para inserção/participação dos Pontos de Cultura nas redes digitais e de economia solidária do CODES Portal

Participar do encontro da construção do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável do Território Portal do Sertão a ser realizado no dia 16 de fevereiro de 2011 às 8:00 h, no Salão Nobre da Prefeitura de Conceição da Feira localizada na Praça Marechal Deodoro, nº 26, Centro.



- Formação para os Pontos de Cultura

Multiplicação de conhecimentos resultantes de premiações, a exemplo do Cine Mais Cultura, foi feito compromisso o Instituto Odu Odara e o PC do STR Santa Bárbara.



4. Proposições para a Reunião da CNPdC março/2011 e

5. Teias 2011

- Promover e fortalecer a rede

Realização do Encontro Teia do Portal do Sertão 2011

Articulação, com o GT Cultura de Paz, da Teia Cultura de Paz nesse encontro

Articulação, com o GT Capoeira Angola e Regional, da Teia Capoeira Angola e Regional nesse encontro

Ficou marcada uma reunião com os coletivos PC e capoeira para o dia 14.03.2011, às 19:00, no Colégio Estadual de Feira de Santana.